segunda-feira, 30 de junho de 2014

Administrando o próprio tempo

Como vocês perceberam pelo último post, tem um monte de coisas acontecendo na minha vida ao mesmo tempo. E confesso que está sendo um bocado difícil conciliar tudo o que eu tenho que fazer para conseguir dar conta de tudo no final do dia. Para começo de conversa, tem o trabalho novo (que não é mais tão novo assim, já completei o segundo mês na Laborare), que sempre demanda mais atenção e deixa a gente um pouco mais tenso no início, já que não estamos familiarizados com as pessoas, os processos, o jeito de ser da empresa, essas coisas que depois acabam se tornando corriqueiras, mas que são sempre difíceis quando estamos “pegando o jeito”. E, ao lado disso tudo, tem a sua vida pessoal, que não para e não dá um tempo só porque você está se adaptando a um emprego novo. Então, além de todas as questões referentes ao lado profissional, ainda tenho que arranjar tempo para administrar minha casa, para me cuidar, para praticar uma atividade física, para ter vida social e para pesquisar, ler e me atualizar sobre o mercado de trabalho. Só digo uma coisa a vocês: não é fácil, não.

E foi com todas essas coisas em mente que eu me lembrei de uma coisa interessante para compartilhar com vocês: dicas para administrar seu próprio tempo e fazer com que ele renda mais. Não tem muito segredo, não. Já que não temos como fazer o dia ter mais horas, precisamos nos adaptar às 24 horas que temos. E, se planejarmos direitinho as coisas, acabamos descobrindo que temos mais tempo do que imaginávamos, só que não sabemos administrá-lo. Eu separei algumas dicas muito legais que me ajudaram bastante a planejar meu tempo e sair do sufoco. Dicas que podem ajudar você também. Veja só:

1. E-mail

E-mails estão sempre chegando e não há como controlar esse processo. O que pode ser controlado é o tempo que você gasta com isso. Se você for parar o que está fazendo a cada vez que o aviso de nova mensagem aparecer, você irá perder tempo. Separe alguns momentos diários (3, no máximo) em que você irá ler e responder seus e-mails e mensagens online. No final do dia, isso vai fazer muita diferença.



2. Leituras

Leitura é importante e necessário para o trabalho, mas também tem que ser administrada. Estabeleça um limite de 10 minutos diários para isso e reúna os artigos que podem ser conferidos em seu tempo livre. Isso também fará com que você ganhe tempo no final do dia.



3. Telefone

Um dos grandes vilões de quem não sabe administrar o tempo, o telefone pode fazer com que você perca muito tempo em ligações que nem têm tanta importância assim. Comece seu dia com uma lista das ligações que você precisa fazer, incluindo as pessoas, assuntos e objetivos de cada conversa. Feita a lista, reserve uma parte do seu tempo para fazer todas as ligações de uma vez.



4. Tarefas

Tarefas que precisam ser entregues dentro de um prazo limite devem ser feitas de uma única vez. Isso pode demorar um pouco mais, mas irá evitar que fiquemos adiando as coisas e permitirá ter mais controle sobre as atividades.



5. Trabalhos no computador

Se você depende do computador para realizar seu trabalho ou parte dele, separe um tempo para que você possa se concentrar completamente na conclusão dessas tarefas.



6. Revistas e jornais

Informação é importante, mas não pode ocupar o espaço das tarefas profissionais. Separe os jornais e revistas que você lê para atualizar suas leituras em um único dia.



7. Tarefas externas

Deixe tudo o que precisa ser resolvido fora do ambiente de trabalho (correio, banco, supermercado, etc.) para um único dia, em uma única saída. Além de pegar menos trânsito, você ainda economiza gasolina.



8. Refeições

Quem costuma cozinhar a própria comida deve aproveitar o fim de semana para preparar tudo de uma vez e armazenar em pequenas porções para consumir durante a semana.



9. Planejamento

Quem se planeja, sofre menos de estresse. Aproveite o início da semana para planejar e organizar todas as tarefas que tem a fazer e respeite esse planejamento.



10. Descanso

Cada pessoa possui hábitos e necessidades diferentes de descanso. Conheça os seus e respeite-os, repousando o tempo necessário para obter um máximo rendimento.



11. Contatos sociais

Se o seu trabalho não envolve redes sociais, deixe para acessá-las em casa. No trabalho, elas são uma distração que prejudica seu rendimento e abre espaço para a procrastinação.



O que acharam? Aposto que você se identificou com diversas dessas situações, não é mesmo? O que eu posso garantir é que essa história de administrar seu próprio tempo funciona mesmo. Uma vez que se torna uma rotina, você começa a perceber quanto tempo perdia com tarefas menos importantes e quanto tempo pode sobrar no final do dia para você poder fazer o que quiser, uma vez que já deu conta de todas as tarefas do dia. Experimente. E, principalmente, crie o seu próprio sistema, adaptado às suas necessidades e à sua rotina. Você vai ver a diferença que isso faz.

Por hoje é só, gente, porque o tempo que eu destinei para atualizar o blog está no fim e eu tenho que seguir meu planejamento diário. Ah, e eu não esqueci das novidades prometidas para o blog, não, viu? Aguardem só mais um pouquinho. Até a próxima postagem.
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário