quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ligo ou não ligo?

Essa dúvida do título foi a pergunta que um amigo me fez outro dia, ao me contar a seguinte situação: ele havia conhecido um executivo de uma empresa que sempre admirou e na qual sempre quis trabalhar e trocou cartões de visita com o sujeito. E, como vem há muito tempo num processo de insatisfação com a empresa onde está, tem vontade de ligar para esse executivo e procurar saber sobre oportunidades na empresa. Mas sem parecer intrometido ou inconveniente. E quis saber de mim como fazer isso.

O que eu disse para ele foi o seguinte: procurar emprego é como estar na vitrine, querendo que alguém “te compre”. Trabalhar em uma empresa é estar quieto, mantendo a discrição. Como, então, juntar as duas coisas? É preciso levar uma série de coisas em consideração. Qual é o motivo de sua insatisfação no emprego atual? O que lhe levou a este ponto de querer uma ruptura? Antes de mais nada, você deve saber responder a essas perguntas de forma honesta, além de reunir fatos e dados sobre suas realizações. O que você estaria buscando nessa empresa, afinal? Novos desafios, algo que lhe permita usar seu talento de forma mais ampla e abrangente ou apenas uma promoção de status e salário? O que leva a outra pergunta: você já chegou aonde poderia no atual trabalho? É uma pergunta que leva a uma série de outras perguntas, como vocês viram, mas não se pode responder à primeira sem pensar muito bem nas respostas às outras. E sem levar algumas coisas em consideração: é fato que toda empresa deseja manter seus talentos e bons colaboradores, claro. Mas a forma de fazer isso nem sempre é a correta. Alguns gestores fazem isso prometendo aumentos, promoções, mudanças de status e outras coisas do gênero que caem na fórmula de gente que promete “mundos e fundos” e não tem intenção de cumprir com nenhum dos dois, ficam apenas prometendo eternamente, enquanto o colaborador se ilude e fica esperando por algo que nunca vai acontecer. Cabe a você saber o seguinte: em seu período na atual empresa você buscou se desenvolver, participou de programas de educação continuada, se inscreveu nos processos seletivos internos? E seus resultados, foram acima do esperado? Se você respondeu honestamente a todas essas perguntas e continua achando que seu caminho é outra oportunidade, aí sim, pode ser a hora de procurar ser visto no mercado, voltar à vitrine. E se você tem um contato que pode ajudá-lo, por que não usá-lo? Use sim, mas com muito jeito e elegância. Um bom jeito seria convidá-lo para um café e mostrar seu interesse pelo negócio (obviamente, depois de reunir todas as informações possíveis a respeito). Procure saber mais sobre a carreira do executivo e conhecidos em comum, que podem ajudá-lo a construir uma ponte durante o encontro. Não deixe de mostrar interesse em aprender mais sobre a empresa. Também pode ser interessante convidá-lo para sua rede no LinkedIn e/ou outras redes, onde você poderá compartilhar informações e notícias sobre o segmento que possam ser de interesse e que possam construir algum tipo de relacionamento antes de mandar um currículo. Lembre-se do que eu disse sobre networking e sua importância para os profissionais. E, principalmente, lembre-se que o mercado é dinâmico e que as empresas estão sempre procurando pelos bons profissionais, aqueles que querem algo mais em suas carreiras e que também podem oferecer mais do que o esperado 

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