sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Cilada? Nunca mais!


Esta semana fiz uma nova entrevista. Já não sei quantas entrevistas fiz nos últimos 5 meses. Mas, sei que já caí em tanta cilada que agora estou ficando esperta, daqui a pouco viro consultora de ciladas. Se vir um anúncio no jornal, escrito “ganhe a partir de R$ 3.000,00 sem sair de casa” não tenho mais a menor curiosidade em saber como. Meu radar me sinaliza: é cilada! E se aparecer um anúncio com o título “contato publicitário”, corro léguas! Sinto pena dos estudantes de publicidade que caem na bobagem de comparecer a entrevista. Tem de tudo um pouco, minha gente! Vender curso de inglês por correspondência (sim, isto ainda existe) foi o sabor que veio pra mim. Aliás, caderno de emprego seja eletrônico ou impresso tem algum efeito que parece hipnotizar as pessoas (não sou apenas eu que caio em “pegadinhas”,uma amiga teve várias experiências que se não fossem trágicas seriam cômicas). E concordamos num ponto: parte da culpa é realmente nossa ou da nossa ansiedade...  O interessante é que começamos a procurar no caderno de empregos alguma vaga que tenha nosso perfil, quando percebemos que nada se encaixa, vamos para as segundas opções, não as encontramos e então vamos para as terceiras, quartas, quintas opções. Quando percebemos estamos enviando currículo para uma vaga que não tem nada a ver com nossa formação e cuja entrevista será, via de regra ,do outro lado da cidade.  Só depois de garantir (indo à entrevista ) que não estamos desperdiçando uma oportunidade e que caímos numa roubada é que pensamos com a devida razão: como é que um anúncio publicado no jornal onde diz: “compareça nesta segunda-feira, apenas nesta segunda-feira, às 13:00H” pode ser algo que valha a pena? Não tenho nada contra marketing multinível, vendas por meio de sistema de pirâmides ou qualquer outra forma lícita de ganhar dinheiro, mas acho justo que as pessoas possam escolher se querem ou não participar de uma entrevista desta.  Por isto, a entrevista de hoje foi uma das mais importantes de todo este período. Não me garantiu um emprego, mas me valeu nunca mais ter que passar por algumas experiências bem desagradáveis. A entrevista foi com uma psicóloga muito simpática e educada (não sei se as psicólogas geralmente são assim ou se as pessoas que são assim fazem psicologia). Ambas percebemos rapidamente que eu não me encaixava no perfil, era necessária uma experiência de no mínimo 03 anos em um sistema informatizado específico que eu não tenho. E já que eu estava lá aproveitei a oportunidade e o fato dela me parecer legal e perguntei tudo que sempre quis e nunca tive coragem em uma entrevista de trabalho. E aqui vão as informações mais importantes! As consultorias de Recursos Humanos sérias que costumam anunciar em jornal geralmente não divulgam para qual empresa é a vaga, mas SEMPRE colocam sua marca e um contato (telefone, site, e-mail), por isto suspeite de anúncios que não tem como conseguir mais informações. Desconfie também de quem divulga salários muito altos, geralmente a empresa prefere discutir isto na entrevista.  Uma curiosidade: as consultorias não divulgam para quem estão realizando a entrevista porque o processo pode ser sigiloso e a vaga será fruto de uma demissão, logo o futuro demitido não pode saber. Se divulgarem no site por exemplo, corre o risco da informação vazar. Isto me deixou mais tranqüila, antes achava que era puro suspense pra nos deixar com os nervos ainda mais a flor da pele.  Ahhh! E sobre aquela história de psicóloga ficar observando todos os nossos gestos e expressões faciais e saber quando respondemos um pergunta com dúvida, quando estamos mentindo, a tradução de um arquear de sobrancelha? Muitíssimo difícil em apenas um único encontro a pessoa conseguir decifrar tantos sinais, o que se tem é uma impressão, foi o que ela disse! Pelo sim, pelo não, vou engolir minha ansiedade e transmitir confiança e tranqüilidade. Estou numa fase que não estou aceitando perder nada, nem tempo, nem saliva, nem fé, muito menos oportunidades de emprego. Devia ter aproveitado o bate-papo e perguntado se psicóloga pode preescrever tranquilizante... Olha que oportunidade que perdi ... Mas, pelo menos não foi oportunidade de emprego...

2 comentários:

  1. Adorei essa postagem!!! abriu meus olhos e horizontes, para essas vagas que vemos diariamente nos jornais. Estamos na luta, com fé de uma melhora!

    ResponderExcluir
  2. Tina sinto muito ter caído numa cilada, mas acredite apesar de darem muitos golpes por ai, ainda existem muitas empresas sérias em que você pode fazer sim um ganho extra e trabalhar em casa apenas divulgando. Pode consultar o Google e pesquisar a empresa que está há 15 anos no mercado. Vale a pena pode confiar daremos todo suporte para você. Não espere outra chance pois pode ser tarde.
    https://www.frpromotora.com/44934802


    Se ainda tiver dúvidas confira os últimos créditos efetuados https://www.frpromotora.com/historicodecreditos.php,
    tem quem ganhou apenas R$5,00 pois fez pouca divulgação assim como tem quem ganhou 2mil,
    ou seja você vai investir apenas R$25,00 não vai perder nada, já que o valor de investimento é baixo. E você recebe realmente pelo seu esforço. Vamos!

    ResponderExcluir