quarta-feira, 31 de julho de 2013

Muito prazer, Tina!

Meu nome é Cristina, mas todos me chamam de Tina. Hoje, faz 05 meses que estou à “disposição do mercado de trabalho”. Não sei se acho esta expressão mais hilária ou mais cruel. Cruel porque é horrível você estar à disposição de alguém/alguma coisa e ninguém se interessar pela sua disponibilidade... Mas, além de cruel, é desesperador... Hoje, estou num daqueles dias, me sentindo biscoito sem recheio. Sinto que o tempo vai passando, minha ansiedade vai crescendo e ninguém dá um retorno positivo dos milhões de entrevistas que fiz. Pior, parece que a quantidade de entrevistas está diminuindo, o dinheiro acabando e nada aparece... O que será que está errado com minha “disponibilidade”? Se eu pudesse, perguntava ao tal “mercado de trabalho”. A exigência do politicamente correto é responsável por eu estar à“disponibilidade do mercado de trabalho”, em outra época estaria apenas desempregada. O pior é que esta expressão não me faz sentir em nada menos desempregada, pelo contrário, me sinto bem pior estando à “disposição”. Pra que ficar tentando encontrar formas mais “educadinhas”de dizer a verdade? Quero um emprego, não quero este cuidado extremado pra me dizer o que já sei: que estou sem emprego, sem carteira assinada, sem salário, sem ter o que fazer e morrendo de medo do futuro. Por isso, quando me perguntam, respondo: estou desempregada com TODAS as letras, não tenho vergonha, tenho pressa. Como ando numa gangorra psicológica, oscilando entre a irritação absoluta e a tristeza, resolvi lançar este blog para não enlouquecer quem anda perto de mim. Já perdi o emprego, não preciso também perder o namorado, os amigos e minha esperança. O blog é uma forma que encontrei de falar das minhas dúvidas, angústias, experiências, e claro fazer relacionamento, vai que alguém vê meu currículo e resolve me deixar “indisponível para o mercado de trabalho”, seria a glória!!!Quem sabe não fico famosa, começo a dar entrevistas e vou até para o Jô, rsss... Bom, se não for para o Jô, ao menos dividindo as experiências, um pouco da ansiedade vai embora. E é Claro que o nome do Blog não poderia ser outro, tinha que ser Tina Desempregada mesmo! Meio como um manifesto e um grito de alerta para mim mesma, de que isto é apenas uma fase. A propósito, você já viu meu currículo?  

12 comentários:

  1. Adorei a iniciativa! Sucesso, moça! O ponta pé inicial é sempre a metade do caminho. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Àgatha! Vamos que vamos, né? quem sabe deste pontapé, não nascem gols!

      Excluir
  2. A ideia de criar este blog é ótima. BOA SORTE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Isis! Esté me fazendo super bem, já é um ótimo começo!

      Excluir
  3. Super curti querida Tina!!! Principalmente no meu caso que tenho um trabalho e não um emprego e vivo sonhando com um emprego no qual não sofrerei a cada manhã que acordo para ir até ele( pq o que estou meu amor ja tirou tudo o que tinha para tirar de minha pessoa com tantas injustiças e não existe nada pior do que ver seu psicológico fugindo de seu controle a cada dia , bom no meu caso eu chamo por Deus mesmo, ele nunca me desamparou ) ja estou correndo atrás do melhor pq eu sei que Deus ja o reservou para mim e com certeza para você também...não desista!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resiliência e fé: se não ajudarem com certeza também não atrapalham!Boa sorte pra você, Graci!

      Excluir
  4. Passo pela mesma situação.Desempregada a quase um ano.Dizem que emprego existe,as pessoas que não são qualificadas.Erro grotesco e enorme marketing político.Sou formada e pós graduanda e mesmo enviando currículo até para panfletar,não recebo retorno alguém. Algo está errado nessa situação e sei que não sou eu ou vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem algumas coisas que realmente são difíceis de entender. Mas, não dá para desistir. Uma tentativa de cada vez, alguma coisa vai ter que dar certo...

      Excluir
  5. Gostei muito do seu desabafo Tina, passei por essa situação a um tempinho fiquei oito meses fora do mercado e voltei por indicação de uma amiga minha. Infelizmente, por mais bom que seja o nosso currículo as "portas" algumas vezes só se abrem se tivermos um QI (quem indique).
    Depois dessa situação que passei, tomei uma decisão radical. Sai literalmente da área administrativa a qual sou formada, fiz um curso técnico em massoterapia e abri um negocio. Fiquei bem mais fez e passei a ganhar bem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joice, é ótimo saber que pessoas como você passaram e superaram o desemprego! Carteira assinada pode ser muito importante, mas não é tudo! Existem outras possibilidades, acredito que podemos tentar criar nossas oportunidades. E você já conseguiu, parabéns e obrigada pela dica!

      Excluir
  6. Gostei muito. ..me identifiquei pois estou nessa mesma situação. ..
    Em sua homenagem vou assinar assim.

    Sheila Rocha Desempregada.

    Bjos e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos fazer manifestação, Sheila? "Não é por 20 centavos, é por estar desempregada que adotei o atual sobrenome"! Adorei sua homenagem, estamos juntas!Rssss.

      Excluir